15 de out. de 2012

Parashah (porção) semanal Bereshit (genesis) 1 ao 6:8


Parashah 1

Genesis 1:1-5 (Bereshit que significa Principio) mostra o primeiro dia da Criação. É interessante notar que “Deus criou os céus e a terra” isso mostra que a obra de Deus tem que começar de cima para baixo, ou seja, qualquer projeto ou propósito em nossas vidas deve vir do coração de Yahuh!

Lemos em Gênesis (1:3) que Deus criou a luz. É sabido que as fontes de luz incluem o sol e as estrelas bem como a luz produzida quando alguém risca um fósforo ou aperta o interruptor de luz. Entretanto, no primeiro dia não havia sol estrelas ou seres humanos. A natureza dessa luz é um mistério absoluto. Lemos que, em seguida, Deus “separou” a luz da escuridão (Genesis 1:4). A escuridão não é uma substância que possa ser separada da luz. A palavra escuridão denota simplesmente a falta de luz: se há escuridão, não há luz; se a luz, não há escuridão. Portanto, não há lógica na noção de separação entre luz e escuridão.
O professor Aviezer explica o conceito da “primeira bola de fogo” que marca o princípio do universo de acordo com a teoria do big bang:
A bola de fogo constituiu-se de uma concentração intensa de energia pura. Segundo a fórmula de Einstein, E=mc², a matéria pode ser convertida em energia e vice-versa. A energia inicial contida na primeira bola de fogo foi a fonte de toda matéria que existe hoje em todo universo.                                  Entretanto, quando a matéria foi inicialmente formada,não existia na formula de átomos – a temperatura altíssima da  primeira bola de fogo desintegraria qualquer átomo instantaneamente. Por isso, a matéria existia então em um estado diferente, denominado plasma. Uma diferença importante entre essas duas formas de matéria é que um átomo é eletricamente neutro, enquanto o plasma é formado de partículas que tem cargas positivas e negativas. As propriedades das partículas que tem cargas elétricas fazem com que o plasma “capture” a luz e impeça sua livre passagem. Por esta razão, o plasma sempre parece escuro a um observador externo.                                                                                                              Inicialmente o universo parecia escuro devido ao plasma. A transformação repentina do plasma em átomos logo após a Criação fez com que a radiação eletromagnética (“luz”) da primeira bola de fogo se separasse do universo antes escuro e brilhasse livremente através do espaço. Esta separação é chamada, na terminologia cientifica de desacoplamento.                               A passagem bíblica “E separou Deus entre a luz e a escuridão” (Genesis 1:4) pode ser compreendida como referente ao desacoplamento entre a luz e a bola de fogo composta de plasma escuro. Este desacoplamento de radiação (“luz”) foi detectado após 15 bilhões de anos por Penzias e Wilson, o que lhes rendeu um Prêmio Nobel de Física em 1978. (fonte: O mais completo guia sobre Judaísmo, por Rabino Benjamin Blech)

No segundo dia da criação Yahuh faz separação de águas, acima e abaixo do céu

No terceiro dia Yahuh cria as plantas.

No quarto dia Yahuh cria os luminares do céu, ou seja, o sol e a lua. Somente a partir deste momento que a contagem do dia passou há ter 24 horas. Antes disso como dizem os cientistas Deus levou cerca de 15 bilhões de anos (contagem natural) para criar todo o universo com seus infinitos planetas e céus (Sete céus de acordo com o primeiro livro de Enoque) inexplorados pelo homem!
No quinto dia Yahuh criou todas as espécies de animais e abençoou-os dizendo: “sejam fecundos”.

________________________________________________________


O sexto dia da criação foi um momento especial para nós, pois neste dia fomos criados. A bíblia relata que Yahuh, juntamente com Messias Yahushua desejou que o homem, de barro, fosse feito a Sua imagem. Mas o que nos faz a imagem de Deus? Como podemos ser a imagem de Deus se em milhões e milhões de habitante na terra todos tem aparência distintas? Bem, para sabermos o que realmente Genesis 1:27 que dizer com “à imagem de Deus”, precisamos analisarmos o texto em hebraico (língua original da bíblia) para entender. Genesis 2:7 diz que Deus “soprou em suas narinas o sopro da vida”  a palavra sopro  desta passagem em hebraico é “Ruach” que também quer dizer brisa ou vento, e também espírito; em hebraico as palavras Ruach HaKodesh são traduzidas para o português como “Espírito do Santo”  (Espírito Santo). Lembre-se Deus é Espírito (João 4:24). Então podemos dizer que somos a imagem de Deus porque temos o Sopro do Eterno dentro de nós, ou seja, temos o Espírito do Eterno em nós. Isso deve nos fazer tomarmos mais cuidado ao lidar com as pessoas, pois dentro de cada uma delas, boas ou más, há uma porção de Deus. Por isso o Messias disse que quando fazemos o bem, ou o mal a alguém é como se estivéssemos feito a Ele (Mateus 25:30-46). Mas veja bem, não basta ter o sopro do Eterno em nos para sermos a sua imagem, tomemos o ensinamento do Rabino Shaul (Paulo) : “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.(1 Coríntios 11:1)” devemos também procurar termos o caráter de Deus!


No inicio do capítulo 2 (Genesis 2:1-3) vemos a primeira santificação de Yahuh, O TEMPO. O sétimo dia da semana (o Sábado) foi santificado por Deus antes mesmo do que o casamento, antes Dele dizer: “e sereis santos, porque eu sou santo (Levítico 11:44). Algo já estava separado, o Sábado!

PRA QUE SERVE O SÁBADO?
Cristo conhecendo que o coração enganoso do homem buscaria algo em que se agarrar criou o sábado (Simbolo da Criação), para que o homem não fisesse imagens para adorar, pois com o Sábado o homem não prestaria culto (adoração) a imagens de escultura, mas sim prestaria adoração ao Criador atraves de algo não palpavel (o tempo), e assim honrando o Criador e não a Criatura, no dia que é simbolo da Criação, o sétimo dia.
Vejamos agora porque e para que Cristo Santificou o Sábado:                           Gênesis 2:1-2 “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Elohim completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.”
Êxodo 20:11 “Porque em seis dias fez o YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o YHWH abençoou o dia do sábado, e o santificou.”  O Sábado Yahuh santificou, portanto é dia Santo, separado para sua adoração.
Erramos na maioria das vezes por apenas ouvir, e não estudarmos as escrituras, Elohim criou o Sábado para prestarmos culto a Ele, pois Yahushua é o Senhor do Sábado. O Sábado além de mandamento de YHWH também é uma aliança conoscoa Bíblia diz em Ezequiel 20:20“E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o YHWH vosso Elohim.”                                       Ezequiel 20:12 “Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o YHWH que os santifica.” 
OBS: De acordo com a bíblia existe muitos deuses e senhores. Pra saber se você serve ao verdadeiro Deus, o Criador dos céus e da terra, há um sinal que identifica o verdadeiro Cristão: O SÁBADO
Nota: Há uma grande diferença entre “sábados e sábado” quando Cristo o Criador diz: Os meus Sábados, Ele se refere ao sétimo dia da semana ao qual Ele santificou (Gen. 2:1,2), mas quando diz: Os vossos Sábados, Ele se refere às festas, como a festa mensal da lua nova, como as festas das primícias, dia da expiação entre outras que não caiam no sétimo dia da semana mas eram considerado sábado, pois era feriado pra eles por isso o termo “Meus Sábados e Vossos Sábados”.
Enquanto Cristo viveu na terra guardou o Sábado. A Bíblia diz em Lucas 4:16“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Como podemos ver o dia de culto era no sábado, mas muitas pessoas dizem que o Sábado de Elohim pode ser na segunda, terça, quinta... Mas não é bem assim, o dia do descanso é o dia que antecede o primeiro. Mateus 28:1 “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” Será que nos consideremos melhores que Cristo? Se Cristo que é o Criador cumpria o mandamento porque nós não?
Após a morte e a ressurreição de Yahushua os apóstolos continuaram guardando o Sábado, a Bíblia diz em Atos 17:2 “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras.”
Estamos vivendo de baixo de doutrinas de homens por isso a tantas placas de igreja, mas veja o que o Messias diz sobre as doutrinas criadas pelos homens: Mateus 15:9 “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” 
SERÁ QUE NOS NOVOS CÉUS E NA NOVA TERRA SE GUARDARÁ O SÁBADO?
Se lermos Yeshayahu/Isaias 65 e 66 atentamente, veremos que estes 2 capitulos refere-se ao “MILENIO” que Cristo inaugurará na sua segunda vinda. Será que quando Cristo voltar para inaugurar, aqui na terra, o seu Reino teremos que GUARDAR O SÁBADO?
...e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR (YHWH). Isaías 66:2
Então podemos ver que não faz sentido nenhum dizer que Cristo aboliu o Sábado, pois porque Ele aboliria o Sábado agora pra tornar a santificar na sua volta. Yahushua mesmo disse: ...os Céus e a terra passam, mas a minha palavra não ha de passar.
Atente para estas palavras de Yahushua: Mateus 5:17-19 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja(Sábado), e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” 


____________________________________________________________


Em Genesis 2:7 vemos Deus criando uma Pessoa (Adam), que em hebraico significa “PÓ” e soprou seu Espírito no homem. É interessante notar que Deus preparou um campo, animais e disse para Adam: “Vá cultive na terra, cuide do gado, alimente-o, ou seja, Deus disse: ‘trabalhe’; e chamou isso de “PARAISO”.                                                                                                                          Hoje em dia se perguntarmos a alguém o que é paraíso, ela certamente dirá: “Estar em uma linda praia, água de coco, pessoas fazendo tudo por nos; e nos de pernas pro ar.” Percebes que os valores estão invertidos! O que chamamos de paraíso Yahuh chama de “vadiagem”, e o que chamamos de trabalho Yahuh chama de paraíso.                                                                   Estatisticamente falando, hoje o maio índice se suicídio, depressão e outras doenças do século é pela falta de ter o que fazer, ou seja, de ter algo ocupando a mente; como diz o ditado popular: “mente vazia, oficina do Diabo”. Tudo isso porque não entendemos o verdadeiro sentido da nossa existência, que é: “Continuar a obra de Deus”, não somente no espiritual, mas também o dever de continuar a criação.
Analisando Genesis 2:15-17, veremos Deus instituindo o primeiro mandamento negativo.                                                                                                                                                                                    No versículo 18, Yahuh se preocupa em fazer uma companhia adequada para o homem e no versículo 21 e 22 Yahuh cria a mulher da costela de Adam.                                                  É sabido que o homem foi feito do barro e a mulher do osso, então por que pensamos que a mulher é mais fraca?                                                                                                                                                            Se pegarmos um vaso de barro e um de osso e derrubarmos de cima de uma mesa, qual quebrará? A resposta é clara e obvia, o de barro é claro. A mulher foi feita para dar equilíbrio à fraqueza do homem. A mulher certamente é mais forte do que o homem, o motivo pelo qual ela é considerada “frágil” foi o pecado; seu castigo decretado por Deus foi: “Seu desejo será para seu marido, mas ele a dominará”.                                                      
Em Genesis 3:1-7 vemos a entrada do pecado, ou seja, a desobediência a ordem de Deus (1João 3:4). Diz estes versículos que a mulher foi enganada por uma serpente falante. Os Rabinos judaicos dizem que Adam e Eva usavam 100% de seu cérebro (hoje em dia utilizamos cerca de 3%). O que os capacitavam a se comunicar com os animais. Por esta razão Satanás conseguiu enganar Eva através da serpente. Antes da desobediência (pecado), Adam e Eva eram puros, ou seja, sem malicia estado em qual os preservariam de muitos erros. Após comer desta fruta que os “abririam os olhos” Yahuh tiveram que tira-los das proximidades da arvore da vida, pois sua malicia poderia levá-los a comer da arvore da vida também.                                                            Após o pecado ambos sentiram medo, sentimento que até então não existia na vida deles e com o medo e a insegurança, entrou também a desculpa (Genesis 3:12-13).                                    O erro de Adão e Eva através da instigação da serpente gerou castigo para ambos e também para a serpente. No versículo 15 YHWH profetiza que o messias derrotaria Satanás. YHWH em sua infinita misericórdia demonstra para Adão e Eva que a vergonha do seu pecado somente seria escondida ou apagada através do sacrifício de um cordeiro (Yahushua) ao matar o animal e fazer roupas para eles (Gênesis 3:21).                                                                                                            O capitulo 4 nos mostra os filhos de Adão e Eva,kaym e Abel. A bíblia nos diz que kaym matou Abel por ciúmes, pois YHWH aceitou a oferta de Abel e não a de Kaym, mas, dizem os contos judaicos que quando Kaym nasceu, junto com ele nasceu uma menina, que se tornou sua esposa. Mas com Abel nasceu duas meninas (trigêmeas), e eles discutiram para ver quem ficava com duas. Também no livro ”historia do universo” (apócrifo) diz que para cerimônia de casamento YHWH exigiu uma oferta, um cordeiro, mas Kaym não obedeceu e ofertou cereais.                               No versículo 12 aparece a maldição que afligiu Kaym. Ele sendo um agricultor e amando sua profissão, tudo que ele plantasse não brotaria. Então ele deveria ficar vagueando, em outras palavras, virou um vagabundo. No versículo 16 aparece o nome da Terra onde Kaym foi habitar: NOD (em hebraico= vagueação).                                                                                                                    Em Gênesis 4:23-24 vemos um descendente de Kaym repetindo o mesmo erro: “matei um homem porque me ferio, um jovem porque me machucou”.                                                                     Durante muitos anos após o pecado original, os homens descendentes de kaym abandonarão a Deus, e esqueceram seu NOME.  Somente após nascer SHET (concedido) e após ele, Enosh (filho de Shet) que os homens voltaram invocar YHWH.
O cap. 6 inicia dizendo “os filhos de Deus viram que as filhas dos homens erram atraentes; e tomaram para si como esposa todas que quiseram”. No “livro de Enoque” capítulos 6 aos 16 contas mais detalhadamente essa historia; diz cerca de duzentos anjos “filhos de Deus”, liderados por Semjaza tiveram relação sexuais com mulheres “filhas dos homens”, e delas nasceram filhos, e delas nasceram filhos, filhos gigantes que devoravam as plantações dos homens, e quando não havia mais o que devorar, começaram a matar pessoas e animais para comer sua carne.                                                                                                                                         Então Miguel ,Uriel, Raphael e Gabriel disseram a Deus: “Tu és o Senhor dos Senhores, o Deus dos Deuses, o Rei dos Reis. O trono da tua majestades permanece ao longo de todas as gerações do mundo; o teu nome é santo, glorioso e louvado em todo o universo”.” Tudo foi por ti criado e conservas o domínio de todas as coisas. Tudo é claro e manifestado diante dos teus olhos. Tu vês tudo e nada pode ocultar-se na tua presença”.”tu vês o que foi perpetrado por Azazel, como ele ensinou sobre a terra toda espécie de transgressões, e revelando os segredos eternos do céu, forçando os homens ao seu conhecimento; assim procedeu Semjaza, a quem conferiste o comando sobre os seus subalternos. Eles procuraram as filhas dos homens sobre a terra, deitaram-se com elas e tornaram-se impuros. Familiarizaram-nas com toda sorte de pecados. As mulheres pariram Gigantes e, em conseqüência toda terra encheu-se de sangue e calamidades. Agora clama as almas dos que morreram, e seu lamento chega às portas do CE. Os seus clamores se levantaram ao alto, e em face de toda impiedade que se espalhou sobre a terra não podem cessar os seus queixumes. E Tu sabes de tudo antes mesmo que aconteça. Tu vê tudo isso e consente. Não dos dizes o que devemos fazer.”                                                                                          Então YHWH enviou Uriel a falar com Noé sobre o dilúvio que viria a terra para acabar com as abominações. YHWH enviou Raphael para amarrar Azazel (um dos 20 lideres de 10 anjos) e mante-lo  assim até o dia do “juízo final”, onde Deus o lançará no lago de fogo. YHWH enviou Gabriel para destruir os gigantes. YAHUH enviou Miguel para prender Semjaza e seus anjos até o dia do Juízo final.                                                                                                                                                       “E os anjos que não mantiveram sua autoridade originária, mas abandonaram sua própria esfera, Ele (YAHUH)os mantém em trevas, presos com correntes eternas para o juízo do grande dia.” (Judas 1:6)                                                                                                                                                     “Além disso, Enoque, na sétima geração á partir de Adam, profetizou a cerca desses homens, dizendo: “vejam: Yahuh veio com miríades de santos (anjos) para executar juízo contra todos, isto é condenar todos os ímpios pelos seus atos iníquos, cometidos perversamente e por todas as palavras ríspidas que esses pecadores falaram contra você.” (Judas 1:14-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário