3 de ago. de 2012

YAHUH o Elohim de Ysrael

יהוה
[YHWH, Forma transliterada]


Embora as Escrituras Sagradas também o designem por títulos descritivos, tais como "Deus", "Soberano SENHOR", "Criador", "Pai", "O Todo Poderoso" e "O Altíssimo", a sua personalidade e os seus atributos, quem e o que Ele Será - são plenamente resumidos e expressos apenas por este nome pessoal. (Tehilim / Salmos 83:18).
Devido a uma superstição religiosa dentre o povo de Israel, após o cativeiro em Bavel (Babilônia) a pronuncia nome do Eterno deixou de ser utilizada.

יָהוּה
Foneticamente pronunciado
IARU, YHWH / YAHUH = IARRU
Os massoretas escreveram
יְרוּשָׁלִַם - (YOD - RESH - VAV) YERUSHALAIM ou YARU SHALOM
O He, tanto no início como no meio da palavra, deve ser pronunciado aspirado como R de Rato.
Os antigos gramáticos hebreus usaram o termo "matres lectionis", auxílios de leitura (literalmente, "mães de leitura, para designar essas letras. Assim o Alef e He foram usados para indicar a classe de vogais "a", o Yod foi usado para indicar a classe de vogais "e", e "i" e o VAV foi usado para indicar a classe de vogais "o" e "u". As duas consoantes mais usadas são os indicadores vocálicos YOD e VAV.
O alfabeto hebraico possui 22 consoantes e nenhuma vogal no seu alfabeto, a vocalização era passada pela tradição oral de leitura.
Devido as grandes perseguições aos israelitas, a língua Hebraica Bíblica foi extinta como língua falada, então os Massoretas no século 3 d.e.c, resolveram criar os sinais diacríticos, para que a vocalização do texto hebraico não fosse perdida, sendo possível continuar o serviço religioso na congregação ou em casa.
Os sinais diacríticos encontrados nos manuscritos hebraicos para o nome do Eterno, é para que leia-se Adonay / SENHOR, e não a forma precisa YAHUH, que é o nome do Criador.
Alguns sem esse entendimento tentaram lê o Tetragrama (YHVH) mais os sinais de Adonay, e assim criaram a leitura incorreta, YEHOWAH / Jeová, para a leitura do Nome do Eterno.
Existem hebraístas que usam a forma YAHWEH / Javé, esta forma apresenta problema, como descreve a Bíblia de Jerusalém na nota introdutória de observação.
Os massoretas deixaram dicas para os Israelitas versados no Hebraico como restaurar o Nome Divino. Provando assim que a verdadeira pronuncia nunca esteve perdida e sim codificada. Como Veremos.
Yeshayahu / Isaías 52:6
לָכֵן יֵדַע עַמִּי שְׁמִי לָכֵן בַּיּוֹם הַהוּא כִּי-אֲנִי-הוּא הַמְדַבֵּר הִנֵּנִי:
Yeshayahu 52:6 (Transliteração do versículo, ou seja como se-lê em Hebraico)
lakhen yeda ami shemi lakhen bayom hahu ki-ani-hu hamedaber hineni:
Yeshayahu 52:6 Portanto o meu povo saberá o meu nome, por esta causa, naquele dia; porque eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui.


1 - Os filhos de Israel devem ter o nome do Eterno em seu nome
Bamidbar / Números 6:27
וְשָׂמוּ אֶת-שְׁמִי עַל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל וַאֲנִי אֲבָרְכֵם:
Bamidbar 6:27vesamu et-shemi al-bene yisrael vaani avarakhem:
Bamidbar 6:27 "Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei".

2 - Os filhos de Israel que tem o nome do Eterno em seus nomes

O Messias Yahushua disse:
(Yochanan / João 17:11)
"Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu NOME (YAHUH), O QUAL ME DESTE...

(Yochanan / João 17:26)
"E eu lhes fiz conhecer o teu nome (YAHUH) e farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja"
O Profeta Yirmeyahu proclama ter o nome YAHUH em seu nome.
Yirmeyahu / Jeremias 15:16
נִמְצְאוּ דְבָרֶיךׇ וָאֹכְלֵם וַיְהִי דְבָרֶיךׇ לִי לְשָׂשׂוֹן וּלְשִׂמְחַת לְבָבִי כִּי-נִקְרָא שִׁמְךׇ עָלַי יְהוָֹה אֱלֹהֵי צְבָאוֹת:
Yirmeyahu 15:16
nimtzeu devarekha vaokhlem vayihi devarekha li lesason ulsimhhat levavi ki-nikra shimkha alai ADONAI elohe tzevaot:
Yirmeyahu 15:16 Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó YAHUH / SENHOR, Deus dos Exércitos.

NOTA: A primeira missão do Messias foi restaurar o Nome do Eterno: "Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.  João 17:6"
Devemos portanto adorar O NOME do Eterno (YAHUH) e não seus títulos (Adonay, Senhor, Elohim, Deus, Soberano...) Essa é nossa missão: Ensinar os homens a adorar o Nome do Criador!!!

Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR (YAHUH). Salmos 116:13

Louvai ao SENHOR (YAHUH). Louvai o nome do SENHOR (YAHUH); louvai-o, servos do SENHOR (YAHUH). Salmos 135:1

Porque apregoarei o nome do SENHOR (YAHUH); engrandecei a nosso Deus. Deuteronômio 32:3

Louvai ao SENHOR (YAHUH). Louvai, servos do SENHOR (YAHUH), louvai o nome do SENHOR (YAHUH). Salmos 113:1

HALLELUYAH (louvado seja YAH)

2 comentários:

  1. Não há Verdade maior que a palavra do nosso Soberano!
    "Portanto o meu povo saberá o meu nome(יהוה); pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui."
    Isaías 52:6
    Shabat shalom!
    Sandra.

    ResponderExcluir