3 de ago. de 2012

O que é Pecado?

PECADO (hata)

Você já se perguntou o que exatamente é o pecado? Muitas religiões dizem que as pessoas não
devem pecar, e devem evitar situações pecaminosas, porém não são muitas as religiões que definem
o termo 'pecar'. Crentes no Messias devem viver uma vida separada e sem pecado, então ajudaria
bastante ser capaz de identificar exatamente o que é o pecado de acordo com a Bíblia. Mas, o que você acha que é o pecado? Você acredita que Yahushua pecou? Devemos viver sem pecado?
De acordo com a Bíblia em Romanos 3, sabemos que “ Porque todos pecaram e destituídos estão da
glória de Elohim.”
O pecado afetou a todos que vivem desde o início dos tempos. O pecado separa o homem do Pai Celestial. O pecado faz a humanidade precisar de perdão. Sem perdão, não há vida eterna, não há graça, e não há justiça. Isto tudo por causa do pecado.
O Pecado Definido pela Bíblia
O que é o pecado? Bem, o livro de 1 João 3:4-7 diz:
“ Todo aquele que vive habitualmente no pecado está também violando a Lei (Torá),pois o pecado é a violação da Torá. E bem sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo;”

E aqui está em português claro e simples no verso 4: “ o pecado é a violação da Torá!” Para ser sem
pecado, a pessoa precisa ser ao contrário, isto é, não violar a Torá. Então, evidentemente, se a
Torá/Lei define o que é o pecado, então a Torá/Lei permanece.
Espere um minuto! O Cristianismo ensina que os crentes não estão debaixo da Lei, mas debaixo da
graça. O Cristianismo diz que a Lei já passou e que estamos na “ época da graça” . O Cristianismo diz
que a Lei é uma coisa ruim, um conjunto de regras e regulamentos confusos que só atrapalham. Bem,
de acordo com a passagem acima das Escrituras, “ o pecado é a violação da Torá” . Se uma pessoa
viola as leis de YAHUH, então a pessoa está pecando. O pecado é não observar ou obedecer às leis ou
mandamentos da Bíblia. O pecado é uma vida sem a Torá/Lei, isto é, em “ violação à Torá” .
A Torá ou a Lei
A propósito, a palavra “ lei” é uma interpretação grega da palavra hebraica “ Torá” . A palavra “ Torá”
no hebraico significa “ ensinamento” ou “ instrução”.                                                                        A Torá é o conjunto de instruções amorosas que nos guia no viver como povo escolhido de YAHUH. A Torá é tradicionalmente considerada como sendo os 5primeiros livros do Antigo Testamento, incluindo os Dez Mandamentos. Porém, a Lei não é judaica, ela é bíblica.
Moshe desceu e contou ao povo todas as palavras de YAHUH e as ordenanças; e todo o povo
respondeu em uma voz, e disse 'Todas as palavras que YAHUH falou, faremos.' E Moshe escreveu
todas as palavras de YHWH” - Êxodo 24:3-4


Em lugar algum nas Escrituras se fala mal da Lei ou se diz que a mesma é contrária à vontade de YAHUH. Na realidade, em diversos lugares, principalmente nos Salmos, você encontra paz, alegria e bênção vindas da observância e da meditação na Torá. Leia o Salmo 1 e o Salmo 119 para um bom exemplo de como crentes devem se aproximar da Torá.
A Torá explica exatamente como um crente deve comer, viver, adorar, tratar outras pessoas, e se
casar
. Quase todas as experiências da vida são discutidas nos primeiros cinco livros de Moisés. E de
acordo com a própria Bíblia, não seguir estes mandamentos é pecar.

O Que os Outros Dizem
De acordo com o Dicionário Bíblico Holman, uma publicação batista, “ o pecado é a transgressão da
lei”. Elohim estabeleceu a lei como um padrão de retidão; qualquer violação deste padrão é definida
como pecado. Deuteronômio 6:24-25 é uma declaração deste princípio da perspectiva de que uma
pessoa que cumpre a lei é justa. A implicação é a de que uma pessoa que não cumpre a lei não é
justa, isto é, é pecadora.”
E o Messias Yahushua?O Messias Yahushua é a Torá ou Lei viva. “ E a Palavra se fez carne” - João 1:4. Yahushua (Cristo) na realidade andou em plena observância dos mandamentos da Torá e nunca violou a Lei ou pecou. Ou, para falar bem claramente, Yahushua observou a Torá inteiramente. E portanto para seguir a Yahushua, o homem deve seguir a “ Lei do Antigo Testamento” . Uma vida modelada a partir de Yahushua e, conseqüentemente, da Torá, será uma vida sem pecado! Pois Yahushua nunca violou a lei. Lembre-se que em 1 João 3:4 é dito que “ o pecado é a violação da Torá. Portanto, se Yahushua observou ou obedeceu à Lei, Ele nunca pecou. Se você crê nas Escrituras então você deve concordar que o pecado é a “violação da Torá” e que para ser sem pecado, alguém deve obedecer à Torá. Bem, isso é exatamente o que Yahushua fez e o que Ele nos ordena a fazer. 1 João 3:5: “ E bem sabeis que Ele se manifestou para tirar os pecados; e nEle não há pecado.” Se não havia pecado em Yahushua, então nEle não havia violação à Torá. Ele podia tocar em leprosos, mortos etc. sem se tornar impuro porque Ele era um Cohen (sacerdote). E mesmo assim, a impureza não seria sinônimo de pecado. E sim, Yahushua freqüentemente defendeu a Torá dizendo “ Vós tendes ouvido...” e depois dizia “ e eu vos digo ainda...” Estas palavras não eram direcionadas à Torá, mas sim aos líderes religiosos que ensinavam coisas que frequentemente violavam a Torá. Estas palavras penetrantes de Yahushua encontradas em Mateus 5 e em outros lugares foram ditas contra aqueles que pervertiam a Torá: alguns fariseus, saduceus e escribas. Mateus 5:27-28: “ Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu vos digo ainda que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” . Romanos 7 diz especificamente que a Torá é “ santa, justa e boa.” Parte do ministério de Yahushua era chamar as pessoas de volta à interpretação e ao entendimento corretos da Torá. Ele nunca ensinaria contra ela.
Pergunte a si mesmo: se o Salvador é a Palavra viva, Ele ensinaria os outros a não seguirem a Palavra?
Quando Yahushua proferiu o grande mandamento, Ele não estava dizendo às pessoas que elas não
precisavam seguir outros aspectos da Lei. Assim como se um governo decreta uma lei de trânsito, as
pessoas ainda têm que seguir as outras leis e sinais de trânsito para dirigirem em segurança. Mateus
22:30-34: “ Os p'rushim, quando souberam, que ele fizera emudecer os ts'dukim, levantaram conselho
entre eles; e um deles, doutor da Torá, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: Rabi, qual é a
grande mitsvá na Torá? Respondeu-lhe Yahushua: Amarás a YAHUH teu Elohim de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda sua força. Esta é a grande e primeira mitsvá. E a segunda, semelhante a esta, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destas duas mitsvot dependem toda a Torá e os profetas.”

AS ORDENANÇAS DA TORÁ
Bem, vou começar com as leis que todos conhecem; OS 10 MANDAMENTOS, LEI MORAL (Êxodo 20)
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o YHWH teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(1°)Não terás outros deuses diante de mim.
(2°)Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o YHWH teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(3°)Não tomarás o nome do YHWH teu Deus em vão; porque YHWH não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(4°) Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do YHWH teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o YHWH os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o YHWH o dia do sábado, e o santificou.
(5°)Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o YHWH teu Deus te dá.
(6°)Não matarás.
(7°)Não adulterarás.
(8°)Não furtarás.
(9°)Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(10°)Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:1-17
Separei os 10 mandamentos em duas cores, para facilitar a visualização. Os 4 primeiros mandamentos é referente ao Altíssimo (em vermelho). E os outros 6 mandamentos refere-se aos homens. Por esta razão que Cristo disse: Amarás a YAHUH teu Elohim de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda sua força. Esta é a grande e primeira mitsvá (mandamento). E a segunda, semelhante a esta, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. “Destas duas mitsvot dependem toda a Torá e os profetas.”
Um irmão certa vez me falou: “se uma pessoa não consegue guardar os 4 primeiros mandamentos, com certeza não conseguirá guardar os outros 6”. O tema mais polêmico entre os Evangélicos é o Sábado, e alguns incautos dizem que Cristo aboliu o 4° mandamento. Mas isto é um absurdo, se olharmos pra morte de Cristo veremos que Ele, pra nos dar exemplo, ressuscitou no Domingo, GUARDANDO O SÁBADO. Cristo em sua vida aqui na terra guardou o Sábado, alias foi ele próprio que criou o Sábado e ordenou que o santificasse. No evangelho de João, Cristo é revelado como sendo o Criador veja: Todas as coisas foram feitas por ele (Cristo), e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3 Este mesmo evangelho nos diz que ninguém nunca viu a YHWH, mas sim o Filho (Cristo): Deus nunca foi visto por alguém.O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.João 1:18                     Então podemos notar que quem falava com Moises e os profetas era o Filho e não o Pai, portanto quem deu os mandamentos para o povo foi o Messias.
Veja o que o Messias disse sobre a Torá: Mateus 5:17-19 “Não penseis que vim destruir a lei (tora) ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja(Sábado), e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” 
PRA QUE SERVE O SÁBADO?                Cristo conhecendo que o coração enganoso do homem buscaria algo em que se agarrar criou o sábado (Simbolo da Criação), para que o homem não fisesse imagens para adorar, pois com o Sábado o homem não prestaria culto (adoração) a imagens de escultura, mas sim prestaria adoração ao Criador atraves de algo não palpavel (o tempo), e assim honrando o Criador e não a Criatura, no dia que é simbolo da Criação, o sétimo dia.
Nota: Quando Cristo disse: amarás o teu próximo como a Ti mesmo” Ele não estava dando um novo mandamento, estava apenas ditando um mandamento já escrito na lei (torá) que hoje podemos comprovar em levíticos 19:18, Ele estava assim ditando parte da torá que alguns dizem estar abolida. Quando Cristo disse “... um novo mandamento vos dou...” isso não significa que Ele esta ditando um que não existia, mas sim estava renovando, ou seja, mandamento renovado, é como dizem em relação a lua “LUA NOVA” isso não significa que seja outra lua, pois sabemos que não é, mas sim que esta estação está se renovando. Inclusive o nosso Novo Testamento ou Nova Aliança não deveria se chama assim, mas, Aliança Renovada, pois nosso NT é apenas a renovação das 5 alianças feitas com os patriarcas (Aliança com Noé, Aliança com Abraão, Aliança com Jacó, Aliança com o povo de Israel e Aliança com Davi)  e não uma nova.
Vejamos agora porque e para que Cristo Santificou o Sábado:                           Gênesis 2:1-2 “Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército. Ora, havendo Elohim completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.”
Êxodo 20:11 “Porque em seis dias fez o YHWH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o YHWH abençoou o dia do sábado, e o santificou.”  O Sábado Yahuh santificou, portanto é dia Santo, separado para sua adoração.
Erramos na maioria das vezes por apenas ouvir, e não estudarmos as escrituras, Elohim criou o Sábado para prestarmos culto a Ele, pois Yahushua é o Senhor do Sábado. O que me deixa intrigado é que mudaram o dia do Senhor e ninguém se deu por conta que estamosprofanando um mandamento de Elohim. Hoje a maioria da igrejas Evangélicas pra não dizer todas, aderiram o culto no Domingo ao invés do Sábado. A falta de estudo leva as pessoas as tradições pagãs, pois a língua inglesa que foi criada pelos illuminats nos da uma grande dica (mensagem subliminar) dessa adoração pagã, pois Domingo em inglês é Sunday que quer dizer dia do sol, melhor dizendo, dia do deus sol (yule, baal, há...)
O Sábado além de mandamento de YHWH também é uma aliança conosco, a Bíblia diz em Ezequiel 20:20“E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o YHWH vosso Elohim.”                Ezequiel 20:12 “Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o YHWH que os santifica.” 
OBS: De acordo com a bíblia existe muitos deuses e senhores. Pra saber se você serve ao verdadeiro Deus, o Criador dos céus e da terra, há um sinal que identifica o verdadeiro Cristão: O SÁBADO
Nota: Há uma grande diferença entre “sábados e sábado” quando Cristo o Criador diz: Os meus Sábados, Ele se refere ao sétimo dia da semana ao qual Ele santificou (Gen. 2:1,2), mas quando diz: Os vossos Sábados, Ele se refere às festas, como a festa mensal da lua nova, como as festas das primícias, dia da expiação estre outras que não caiam no sétimo dia da semana mas eram considerado sábado, pois era feriado pra eles por isso o termo “Meus Sábados e Vossos Sábados”.
Enquanto Cristo viveu na terra guardou o Sábado. A Bíblia diz em Lucas 4:16“Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Como podemos ver o dia de culto era no sábado, mas muitas pessoas dizem que o Sábado de Elohim pode ser na segunda, terça, quinta... Mas não é bem assim, o dia do descanso é o dia que antecede o primeiro. Mateus 28:1 “No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” Será que nos consideremos melhores que Cristo? Se Cristo que é o Criador cumpria o mandamento porque nós não?
Após a morte e a ressurreição de Yahushua os apóstolos continuaram guardando o Sábado,a Bíblia diz em Atos 17:2 “Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras.”
Estamos vivendo de baixo de doutrinas de homens por isso a tantas placas de igreja, mas veja o que o Messias diz sobre as doutrinas criadas pelos homens: Mateus 15:9 “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” 
SERÁ QUE NOS NOVOS CÉUS E NA NOVA TERRA SE GUARDARÁ O SÁBADO?
Se lermos Yeshayahu/Isaias 65 e 66 atentamente, veremos que estes 2capitulos refere-se ao “MILENIO” que Cristo inaugurará na sua segunda vinda. Será que quando Cristo voltar para inaugurar, aqui na terra, o seu Reino teremos que GUARDAR O SÁBADO?
...e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR (YHWH). Isaías 66:2
Então podemos ver que não faz sentido nenhum dizer que Cristo aboliu o Sábado, pois porque Ele aboliria o Sábado agora pra tornar a santificar na sua volta. Yahushua mesmo disse: ...os Céus e a terra passam, mas a minha palavra não ha de passar.

LEI ALIMENTAR (Saúde) (Leviticos 11)
Certa vez li num livro (cristão) um irmão falando: “podemos comer de tudo, por que tudo o que Deus fez é bom”
Será que é assim mesmo? Será que a bíblia da subsidio pra esta afirmação?
Concordo que tudo o que o Criador fez é bom, mas para a finalidade que Deus criou. A minhoca é boa, mas Deus a criou para fertilizar a terra e não para nos comer. O Urubu é tão bom e útil que é proibido por lei mata-lo.
Estou entrando nesse assunto pra falar do PORCO, um animal que Deus criou para assim como o urubu, limpar a terra, em outras palavras, SER O LIXÃO DA TERRA. A única diferença entre estes dois animais é que um voa e o outro não.
Deus quer que tenhamos uma boa saúde (3João 2), pois ele nos comprou com seu próprio sangue, para sermos a morada de Cristo, em Espirito que é Santo (1 Cor. 3:16) .                                                            Se alguém pela ingestão de carnes imundas (lev. 11 / Deut. 14) se torna impuro, o Eterno em Espirito que é Santo, nele não pode habitar, e pior, será destruído no ultimo dia (1cor. 3:17).
Mas agora você pode estar pensando: “O irmão Anderson tá louco, o que implica na minha salvação eu comer carne de porco ou não comer.”                                                                                                                  Se você pensa assim veja contra quem cristo vai batalhar e destruir quando vier pela 2° vez:                    “Porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e os mortos do SENHOR serão multiplicados. Os que se santificam, e se purificam, nos jardins uns após outros; os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o SENHOR.”     Isaías 66:16-17
Conforme já tinha falado, Isaias 65 e 66 refere-se a terra renovada, na segunda vinda de Cristo, mediante a este versículo citado anteriormente, não preciso falar mais nada, por que a Palavra (Biblia) tem a maior autoridade na nossa salvação, e como dizem os sábios “contra fatos não existem argumentos”.
Mesmo assim vou anexar Leviticos 11 neste estudo para veres com seus próprios olhos o que Cristo diz sobre os animais que podemos e não podemos comer:
E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.
De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.
Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.
Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
Todo o corvo segundo a sua espécie,
E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.
E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.Levítico 11:1-47


Lei Social (Levítico 19)
Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o SENHOR vosso Deus. Levítico 19:9-10
(Esta lei ensina claramente que temos que ajudar os necessitados.)
Lei Civil
Vendo extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restitui-los-ás sem falta a teu irmão. E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás. Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir. Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los. Deuteronômio 22:1-4
(Esta lei ensina sobre o dever com nosso próximo)
QUAL LEI FOI CRAVADA NA CRUZ?
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. Colossenses 2:14
Podemos comprovar que a lei que foi cravada na cruz, foi a lei que constituía em ordenanças, ou seja, a Lei Cerimonial.
Pra que servia a lei cerimonial? A lei cerimonial era uma alusão as coisas futuras, ou seja, era a sombra do sacrifício de Cristo (Hebreus 10:1). Havia cerimônia para todo o tipo de pecado (transgressão da lei). E todas elas resultavam em sangue para remissão do pecado.                                                                                          
Quando o Eterno quis tirar os Israelitas do cativeiro e leva-los a terra prometida há Abraão (Gen. 12) Ele, o Eterno, estipulou que todos os primogênitos que nascesse à partir do êxodo deveria ser consagrado a Ele para o servir (Êxodo 13:1). Com o passar do tempo o povo começou a negligenciar este mandamento, e O Altíssimo sendo onisciente, pede a Moises que conte as famílias de Jacó, para que Moises perceba a desobediência do povo (Num. 1). A partir dai o Eterno substitui os primogênitos de Israel por uma só tribo, os Levitas (tribo de Levi), tribo esta que foi a única a se comprometer com o Altíssimo quando Moises os adverte por causa do bezerro de ouro (êxodo 32:26,27).
O Eterno exigiu que Moises fizesse um tabernáculo (Êxodo 25:8), Era uma tenda que media 6x18m e o pátio 30x60m, mais tarde foi substituído pelo Templo de Salomão (templo de pedra), substituído pelo templo de Zorobabel e este substituído pelo de Herodes.
O Templo era composto de: O Pátio, O Lugar Santo (dentro do templo) e o Lugar Santíssimo (além do véu). Para o serviço no templo o Altíssimo exigiu Sacerdotes e o Sumo Sacerdote(todos da tribo de Levi). O Sacerdote oferecia sacrifícios diários no altar de sacrifícios que ficava no pátio, sacrifício este para remissão de pecados. O Sumo Sacerdote se preparava o ano todo para entrar no Santo dos Santos (lugar Santíssimo) para o chamado “dia da expiação” (YomKippur)onde ele pedia perdão para todo o povo.
Note: Os Levitas por serem consagrado ao serviço no templo, deveriam se Santificar diariamente, não podendo trabalhar. Foi para estes que o Altíssimo estipulou o Dízimo para sua alimentação, pois não podiam trabalhar.
O Messias quando aqui esteve Ele foi o nosso Sacerdote, pois fez sacrifício pelos nossos pecados. À partir na sua ascensão ao céu (Santo dos Santos), Ele, o Messias age como nosso Sumo Sacerdote, intercedendo por nós dia e noite a direita de Yahuh, com gemidos inexprimíveis, pois não sabemos orar como convém.Visto que temos um grande sumo sacerdote, Yahushua, Filho de Elohim, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. Hebreus 4:14,16
Mas não é somente a tribo de Levi que se tinha Sacerdote? Como pode Cristo, sendo da tribo de Yahuda (Judá) ser Sacerdote?A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, Onde Yahushua, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.Hebreus 6:19-20 / Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro. De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio. E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote, Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque. Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque), De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre. Hebreus 7:1-28
Como podemos notar comestas passagens bíblicas, a lei crimonial, que é a lei das ordenanças, foi anulada quando Cristo subistitui o sacerdocio segundo a ordem de Levi pelo sacerdocio segundo a ordem de Melquisedeque, à partir da ascenção dEle ao Céu.
MAS QUANDO FOI ENTERRADA A LEI CERIMONIAL?
Quando Cristo Morreu na cruz a Lei Cerimonial ficou cravado nela, mas mesmo assim os judeus que não creram em Yahushua continuaram a recebendo dizimos, sacrificando animais, tendo sacerdotes e sumo sacerdotes. Somente apos a dispersão dos Judeus e a destruição do templo que a lei cerimonial foi enterada, veja:
E, quando Yahushua ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Yahushua, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.Mateus 24:1-2
Após a morte e ascensão de Cristo, os Judeus que não creram nEle continuaram a fazer os serviços do Templo. No ano 70 depois de Cristo, o general romano Vespasiano, veio resoluto para destruir Jerusalém sem piedade. Porem, recebeu um comunicado que deveria retornar para assumir o trono de Roma pela morte de Nero. Tito (Tito Vespasiano Augusto), seu filho, assumiu o comando vindo mais tarde a ser um dos maiores imperadores romano. Tito marchou sobre Jerusalém, chegando lá no mês de abril 70 depois de Cristo Jerusalém foi tomada, por Tito, conforme informa o historiador judeu, Flavio Josefo, no dia 8/09/70 D.C.
Tito pediu que preservasse o templo, a todo o custo. O Diabo queria contestar a profecia de Yahushua: “Não ficará aqui, pedra sobre pedra que não seja derribada.”
Um dos seus soldados, porem, lançou uma tocha sobre uma janela do templo, as cortinas incendiaram e logo tudo era fogo. O ouro das paredes derreteu-se e foi infiltrando-se entre as pedras.
Os soldados, então, moveram os blocos de pedra, a fim de pegar aquela riqueza. E assim as palavras de Cristo se cumpriram nos mínimos e preciosos detalhes. O preço pago por tanta intolerância foi 1.100.000 de judeus mortos, entre homens, mulheres e crianças.
Então à partir do ano 70 D.C. foi enterrada a lei que constituía-se em ordenanças, a lei cerimonial.

A GRAÇA ABOLIU A LEI DE DEUS?

O tema da Lei divina em confronto com o da Graça está sendo debatido atualmente por muitos evangélicos. O assunto é tratado também em muitas matérias teológicas. Todavia, é muito estranho haver quem procure estabelecer contradição nas declarações bíblicas, onde realmente não existe. Não há contradição alguma entre LEI e GRAÇA. Equivocadamente muitas correntes religiosas têm defendido a idéia de duas épocas distintas:

a) Dispensação da Lei – Antigo Testamento;

b) Dispensação da Graça – Novo Testamento.

Muitos bondosos e sinceros cristãos desprezam a Lei de Deus, proclamando que, com a vinda de Cristo, Ele “ab-rogou” a Lei e estabeleceu a Graça. Em outras palavras afirmam que a Graça veio anular a Lei, tornando-a sem nenhum efeito. Esta crença originou-se da leitura do seguinte texto bíblico:

“Porque a Lei foi dada por Moisés; a Graça e a verdade vieram por Cristo.” João 1:17

Com base neste texto, muitos sinceros cristãos proclamam que a Graça veio a partir de Cristo e, portanto, ninguém mais deve obediência à Lei. Está correto este ensinamento?

É ensino óbvio das Sagradas Escrituras que a salvação dos homens é pela Graça, por meio da fé:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.” Efésios 2:8.

Cabe-nos fazer uma pergunta: Se a Graça existiu apenas de Yahushua para cá, conforme é o entendimento de muitos segmentos religiosos, como foram salvos os patriarcas, profetas e demais crentes do Antigo Testamento que aguardavam a primeira vinda do Messias? Certamente, se a Graça não existiu antes de Yahushua, todas essas pessoas estariam perdidas. Esta pergunta se faz necessária porque, se a Graça se manifesta através a fé em Yahushua, e como Yahushua só veio no Novo Testamento, será então que esses homens de Deus foram salvos pelas suas obras? Se assim é, como será no futuro Reino? Haverá duas classes de santos? Os que se salvaram pelas obras (Antigo Testamento) e os que se salvaram pela Graça (Novo Testamento)? Um grupo salvo pelos seus próprios méritos e esforços (Lei) e outro grupo salvo pelos méritos de Cristo (Graça)? 

Tratando-se de um momentoso assunto, de vastas e eternas conseqüências, procuraremos estudá-lo, não à luz débil e crepuscular das interpretações humanas, mas à luz dos claros e santos ensinos da Palavra de Deus.

DEFINIÇÕES DE LEI E GRAÇA

Algumas definições para a Lei e Graça nos ajudarão a compreender que não existe nenhuma contradição entre estas duas verdades bíblicas:

O QUE É LEI?

a) É o padrão divino pelo qual devemos pautar o nosso procedimento. É a medida pela qual podemos dizer se temos faltado quanto às exigências de Deus.
b) A Lei dos dez mandamentos é a expressão do caráter e da vontade de Deus em termos humanos.


O QUE É GRAÇA?

a) Favor imerecido ou dádiva a que se não faz jus.

b) É a fonte de nossa salvação.

c) Aceitação do homem por parte de Deus.

Pode alguém declarar: Se a salvação é independente da Lei, então a Lei é inútil. Paulo solucionou esta dúvida dizendo que a função da Lei não é livrar o ser humano do pecado, mas revelar o pecado:

Porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7.


A GRAÇA ANTECEDE O ADVENTO DE
YAHUSHUA

De acordo com o ensinamento da Palavra de Deus, a Graça antecede o advento de Yahushua:

Que nos salvou, e nos chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o Seu próprio propósito e Graça que nos foi dada em Cristo antes dos tempos dos séculos.” II Timóteo 1:9.

A Graça é uma verdade reiterada pelos apóstolos, e Paulo consolida o assunto de maneira clara e definida, afirmando categoricamente que a Graça é estendida a todos os homens em sentido genérico, e em todos os tempos, antes e depois de Cristo, com estas palavras:

“Porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2:11.

Assim, não se pode acreditar na pregação de que a Graça só veio depois de Yahushua, baseando-se em um versículo isolado.

Antes mesmo da queda do homem, Deus já havia implantado a Graça para salvação do homem, providenciando o Cordeiro “que foi morto desde a fundação do mundo”. Apocalipse 13:8. Ou seja, antes mesmo de Adão pecar já estava preparado o Cordeiro de Deus.

O Messias, em Sua primeira vinda, foi identificado como sendo o “Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo” (João 1:29). 

A primeira revelação escrita da promessa de um Salvador encontra-se em Gênesis 3:15:

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15.

A partir daí a morte de cada cordeirinho apontava para o sacrifício expiatório de nosso amado Senhor Yahushua e os homens passaram a esperá-Lo pela fé. Portanto, desde o início da humanidade, precisamente com o primeiro casal, teve começo a operação da Graça. Os que morreram antes de Cristo, foram salvos pela fé no Salvador que havia de vir. 

Em Hebreus 11 encontramos a galeria dos salvos pela Graça (fé). Sim, porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Yahushua:

Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé...” Efésios 2:8.

No Reino eternal só haverá uma classe de remidos, que é a dos salvos pela Graça, mediante sua fé no sacrifício expiatório de Yahushua. Este é o verdadeiro ensinamento bíblico. Eis a prova:

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e abrir os seus selos; porque foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus, homens de toda a tribo, e língua e povo e nação.” Apocalipse 5:9.


POR QUE EXISTE A GRAÇA?

A Graça existe por causa do pecado. Para haver Graça é mister que exista pecado, caso contrário a Graça seria desnecessária. Como sabemos que existe pecado? O apóstolo Paulo responde:

“ ...mas o pecado não é imputado, não havendo lei.” Romanos 5:13.

“Porque onde não há lei também não há pecado.” Romanos 4:15.

Com base nestas declarações do apóstolo Paulo, podemos afirmar que, se não houvesse uma lei que apontasse, mostrasse e revelasse o pecado, este não existiria. 


CONCLUSÃO

Efetivamente a Lei e a Graça estão irmanadas, caminhando juntas. A Lei revelando o pecado na vida do homem, e a Graça trazendo o remédio para este pecado. 

A Palavra de Deus menciona que os remidos entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro (Apocalipse 15:3). 

Por que o cântico de Moisés? Porque ao profeta Moisés Deus entregou a Lei, escritas em duas tábuas de pedra, contendo os Dez Mandamentos. 

E por que o cântico do Cordeiro? Porque a Graça é manifestada quando o homem exerce fé no sacrifício de Yahushua, o Cordeiro de Deus. 

Assim, até neste detalhe Lei e Graça estão juntas. Lembre-se do seguinte texto:

“Porque a Lei foi dada por Moisés; a Graça e a verdade vieram por Cristo.” João 1:17

Agradeçamos a Deus pela Graça que nos foi outorgada, mas vivamos de maneira que a Lei em nada nos acuse.




"Por essa razão, pois amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, ao falar acerca destes assuntos, como, de fato costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.
Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaias de vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno."
 II Pedro 3:14 a 18 


TEXTOS MAL COMPREENDIDOS PELOS CRISTÃOS
Gálatas 3:10 - "Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição..."
Gálatas 3:13 - "Cristo nos resgatou da maldição da lei..."
Efésios 2:15 - "Aboliu, na Sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças..."
Colossenses 2:16 e 17 - "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo."
 Leia os versículos seguintes comparando com os citados acima.
Romanos 3:31 - "Anulamos, pois, a Lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a Lei." - Ora! Não foi desfeita a Lei? Não é maldito o que observa? Porque então "estabelecer" uma Lei nestas condições, ainda mais sobre a base da fé?
Romanos 7:7 - "Que diremos, pois? É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da Lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a Lei não dissera: 'Não cobiçarás.'"
Romanos 7:12 - "Por conseguinte, a Lei é santa, e o mandamento, santo, e justo e bom." - Repetindo: Lei santa, Lei justa e Lei boa. Como admitir que a mesma seja maldita?
Efésios 6:2 - "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa..." - Paulo adverti a observar esse mandamento, no entanto, seria ilógico observá-lo, já que a lei foi anulada, não acha?
I Timóteo 1:8 - "Sabemos, porém, que a Lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo..." - E agora? Para onde ir? É inconcebível que uma coisa maldita, desfeita ou anulada, seja boa, concorda?
Até aqui, é possível ter entendido que há diversidade de leis na Bíblia. E realmente Paulo menciona muito o termo lei, nos assuntos que enfoca, de maneira ora explícita e clara, ora dificultosa ao entendimento imediato. Certo é que Paulo estabelece a diversidade de leis, realçando uma, a Lei de Deus também conhecida como Lei Moral e mostrando a caducidade de outra, a Lei de Moisés, também conhecida Lei Cerimonial na qual era constituída de: sacrifícios, ofertas diversas, circuncisão, dias de festas, dízimos...
Crê boa parte dos cristãos de hoje que a Lei de Deus foi abolida quando Cristo morreu na cruz. Isso ocorre porque estes mesmos cristãos aplicam ao termo "LEI", encontrado nas Escrituras, como a definição de todas as leis da Bíblia. Não sancionam a separação delas e discordam que haja distinção entre as mesmas, tudo se resume, pensam, na Lei de Moisés.
Admitir que a Bíblia só apresenta uma lei, não havendo portanto distinção entre elas, é o mesmo que dizer ser ela um amontoado de contradições. De fato, existem leis providas de Deus, que foram enunciadas, escritas e entregues por Moisés, e entre elas está a Lei Cerimonial, constituída de um ritual que os judeus deveriam praticar até que viesse o Messias Yahushua. (Êxodo 24:7; Deuteronômio 31:24 a 26)
 "Os descendentes de Abraão foram cativos no Egito, e o clamor de suas aflições foram ouvidas por Deus, e Ele 'lembrou' da aliança que fizera com Abraão, resgatando assim os israelitas do seu opressor, fazendo deles oráculos, guardiões dos estatutos divinos, e ao mesmo tempo testemunhas do poder Criador de Deus às demais nações." (Gênesis 17:1 a 8; Gênesis 17:9 a 14; Êxodo 3:1 a 9; Êxodo 19:1 a 8)
Os rituais cerimoniais que Deus estabeleceu, simbolizava o evangelho para eles (judeus), e compunha-se de ordenanças como: ofertas diversas, holocaustos, abluções, sacrifícios, dias anuais de festas específicas e deveres sacerdotais. E tais ordenanças foram registradas na Lei de Moisés [Lei Cerimonial], não na Lei de Deus [Lei Moral]. (II Crônicas 23:18; II Crônicas 30:15 a 17; Esdras 3:1 a 5).
Todo o cerimonialismo, representava Cristo. Todas os estatutos e leis cerimoniais que eram realizados pelos judeus apontavam para Ele. Todas as coisas realizadas representava o sacrifício, o perdão e a salvação realizado por Cristo na cruz. (Colossenses 2:8 a 19). Pesquisando atentamente as Escrituras, podemos encontrar outras leis como:
  • leis acerca dos altares - Êxodo 20:22 a 26;
  • leis acerca dos servos - Êxodo 21:1 a 11;
  • leis acerca da violência - Êxodo 21:12 a 36;
  • leis acerca da propriedade - Êxodo 22:1 a 15;
  • leis civis e religiosas - Êxodo 22:16 a 31;
  • lei dietética - Levítico 11;
  • repetição de diversas leis - Levítico 19...
  • leis para os sacerdotes - Levítico 21:1 a 24;

Existe, porém, um código particular e distinto, escrito e entregue pelo próprio Deus a Moisés, a Lei Moral [Dez Mandamentos - Êxodo 31:18]. Esta Lei é universal e eterna. (Isaías 56:1 a 8; Mateus 5:17 a 20; Eclesiastes 12:13 e 14). Portanto estudando com cuidado e humildade, buscando o auxílio de YAHUH para compreendê-las, poderemos através do Seu Espírito, que é Santo, ter a mente esclarecida e encontrar na Bíblia essa variedade de leis.

A Lei e o Evangelho

Quando os judeus rejeitaram a Cristo, rejeitaram a base de sua fé. E, por outro lado, o mundo cristão de hoje, que tem a pretensão de ter a fé em Cristo, mas rejeita a Lei de Deus, comete um erro semelhante ao dos iludidos judeus. Os que professam apegar-se a Cristo, polarizando nEle as suas esperanças, ao mesmo tempo que desprezam a Lei Moral e as profecias, não estão em posição mais segurar do que os judeus descrentes. Não podem chamar inteligentemente os pecadores ao arrependimento, pois são incapazes de explicar devidamente o de que se devem arrepender. O pecador, ao ser exortado a abandonar seus pecados, tem o direito de perguntar: Que é pecado? Os que respeitam a Lei de Deus podem responder: "Pecado é a transgressão da Lei." (I João 3:4). Em confirmação disto o apóstolo Paulo diz: "... eu não conheceria o pecado, não fosse a Lei." (Romanos 7:7)
Unicamente os que reconhecem a vigência da Lei Moral podem explicar a natureza da expiação. Cristo veio para servir de mediador entre Deus e o homem, para unir o homem a Deus, levando-o à obediência a Sua Lei. Não havia e não há na Lei, poder para perdoar o transgressor. Yahushua, tão-só, podia pagar a dívida do pecador. Mas o fato de que Yahushua pagou a dívida do pecador arrependido não lhe dá licença para continuar na transgressão da Lei de Deus; deve ele, daí por diante, viver em obediência a essa Lei.
A Lei de Deus existia antes da criação do homem, ou do contrário Adão não podia ter pecado. Depois da transgressão de Adão não foram mudados os princípios da Lei, mas foram definitivamente dispostos e expressos de modo a adaptar-se ao homem em seu estado decaído. Cristo, em conselho com o Pai, instituiu o sistema de ofertas sacrificais; de modo que a morte, em vez de sobrevir imediatamente ao transgressor, fosse transferida para uma vítima que devia prefigurar a grande e perfeita oferenda do Filho de Deus.
Os pecados do povo foram em figura transferidos para o sacerdote oficiante, que era um mediador para o povo. O sacerdote não podia ele mesmo tornar-se oferta pelo pecado e com sua vida fazer expiação, pois era também pecador. Por isso, em vez de sofrer ele mesmo a morte, sacrificava um cordeiro sem mácula; a pena do pecado era transferida para o inocente animal, que assim se tornava seu substituto imediato, simbolizando a perfeita oferta de Cristo. Através do sangue dessa vítima o homem, pela fé, contemplava o sangue de Cristo, que serviria de expiação aos pecados do mundo.
 Propósito da Lei Cerimonial
Se Adão não tivesse transgredido a Lei de Deus, nunca teria sido instituída a Lei cerimonial. O evangelho das boas novas foi primeiro dado a Adão na declaração que lhe foi feita, de que a semente da mulher havia de esmagar a cabeça da serpente; e foi transferido através de gerações a Noé, Abraão e Moisés. O conhecimento da Lei de Deus e do plano da salvação foi comunicado a Adão e Eva pelo próprio Cristo. Entesouraram cuidadosamente a importante lição, transmitindo-a verbalmente aos filhos e aos filhos dos filhos. Assim se preservou o conhecimento da Lei de Deus.
Os homens naqueles dias viviam quase mil anos, e anjos visitavam-nos com instruções providas diretamente de Cristo. Foi estabelecido o culto de Deus mediante as ofertas sacrificais, e os que temiam a Deus reconheciam perante Ele os seus pecados, aguardando, com gratidão e santa confiança, a vinda da Estrela da Manhã, que havia de guiar a NOVA TERRA os caídos filhos de Adão, por meio do arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor e salvador, Cristo. Assim era o evangelho pregado em cada sacrifício; e as obras dos crentes revelavam continuamente a sua fé num Salvador porvindouro. Disse Yahushua aos judeus: "Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em Mim; porque de Mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas Minhas palavras?" (João 5:46 e 47)
Era, porém, impossível a Adão, por exemplo, e preceito, deter a onda de miséria que sua transgressão trouxera aos homens. A incredulidade insinuou-se no coração dos homens. Os filhos de Adão apresentam os dois rumos seguidos pelos homens em relação às reivindicações de Deus. Abel via a Cristo prefigurado nas ofertas sacrificais. Caim era incrédulo quanto à necessidade de sacrifícios; recusou-se a discernir que Cristo era tipificado pelo cordeiro morto; o sangue de animais parecia-lhe não ter virtude alguma. O evangelho foi pregado a Caim, assim como para seu irmão; mas foi-lhe um cheiro de morte para morte, visto como não reconheceu, no sangue do cordeiro sacrifical, a Yahushua,única provisão feita para salvação do homem.
Nosso Salvador, na sua primeira vinda, cumpriu 52das profecias que para Ele apontavam, e foi a substância de todos os tipos e sobras apresentados. Ele guardou a Lei Moral, e exaltou-a satisfazendo a suas reivindicações, como representante do homem. Aqueles, de Israel, que se volveram ao Yahuh, e aceitaram a Cristo como a realidade simbolizada pelos sacrifícios típicos discerniu a finalidade daquilo que devia ser abolida.
Conselhos Práticos
Para ajudá-lo a viver uma vida sem pecado, que significa uma vida de obediência à Lei de YAHUH,
aqui estão algumas sugestões:
1. Substitua para entender. Sempre que você ler “iniquidade” lembre-se que a tradução literal
é“ violação da Torá” . Sempre que houver esta palavra, substitua-a e você verá que seu
coração mudará e se tornará submisso à lei/instrução/Torá.
2. Aprenda tudo o que puder sobre a Torá e submeta-se a ela. A medida em que for fazendo
isso, o Pai se aproximará de você de forma tremenda.
3. Não perverta este ensinamento em legalismo. A salvação não vem pela observância da Lei. Mas sim, a lei “torá” existe pra nos mostrar o que é pecado.
4. Recebas as bênçãos que vêm da obediência. A medida em que você caminhar na Torá, as
pessoas ao seu redor perceberão a diferença. Use cada chance para compartilhar a sua fé no
Elohim de Israel.
5. Entenda que a Torá é para hoje. As Escrituras deixam claro que dos 613 mandamentos
dados na Lei do Antigo Testamento, aquilo que não se refere ao sacerdócio levítico, se refere
a todos nós
6. Peça ao Espírito Santo para abrir a sua mente à Palavra dEle. Muitos professores das
igrejas ensinam que a Lei passou, mas a Bíblia diz que o Espírito Santo te conduzirá a toda a
verdade

7. Encontre um grupo que é aberto e o suporte! Não permita que outros plantem sementes de
violação da Torá em sua vida. Leia, acredite, e conduza. Encontre alguém que possa discipulá-lo nos caminhos da Torá e absorva o que puder!
Anderson Ribeiro

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