9 de nov. de 2012

Parashah 4 (E apareceu) Gênesis 18 - 22:24


Parashah 4
      
         E o Senhor apareceu a Abraão... Ele ergueu os olhos e observou, e ali diante dele, encontrava-se 3 homens. (Gênesis 18:1-2)
  
         Esta passagem, muitos afirmam ser a “santíssima trindade” se revelando a Abraão. O que não podemos deixar de reparar é que o Messias disse: “ninguém jamais viu a Deus; mas a seu filho único...” (João 1:18) Então sabemos que não era o Pai (Yahuh) que se apresentava a Abraão, mas, sim o filho (Yahushua) com a gloria do pai. Tendo esse entendimento quebramos a hipótese de ser a “tal” santíssima trindade
        
        A palavra Senhor grifada no inicio da parashah não esta se referindo ao pai mais sim ao nosso Senhor e salvador Yahushua Hamashiach. 
Também os outros dois homens não são deuses que compõem a tal trindade, mas sim, como explica no capitulo 19 DOIS ANJOS . (o restante do capitulo 18 esta bem explicado por si só.)
         
     O capitulo 19 inicia com dois anjos (mensageiros do Eterno) chegando a cidade de Sodoma, e Lot os convidando (insistindo) para que eles fossem passar a noite na casa dele (Gênesis 19:1-3). Lembre-se que eles foram a esta cidade para observa sua conduta; Como eles foram recebidos? Exatamente, com má conduta, queriam os homens da cidade se relacionar sexualmente com os anjos. Como estes anjos foram enviados da parte do Altíssimo, feriram aqueles homens do Sodoma com cegueira. E os sodomitas com este ato ímpio assinarão sua sentença de morte.
         O castigo sobre as cidades de Sodoma e Gomora, chuva de fogo e enxofre fez com que onde se situavam estas cidades, abrisse uma grande cratera, e hoje conhecemos como mar morto.
         
         Vemos em Gênesis 19:31-38 as filhas de Lot embriagando-o e se relacionando sexualmente com ele. E deste insesto nasceram duas nações que a tribo de Israel lutou contra elas, Moavi e Amom.
         

CONTINUA....


No capítulo 20 vemos a justiça de Yahuh em ação, Ele sendo justo, não deixando Avimelekh tocar em Sara. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la. Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. 
Gênesis 20:6-7
e rogará por ti, para que vivas  - Esta frase mostra a autoridade de um profeta, mesmo Abraão errando (pecando) em deixar levar sua esposa, Deus diz que a oração dele tem efeito.


E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher. E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher; 
Gênesis 20:11-12
Vemos nestes versículos que realmente Abraão não mentiu, apenas não contou toda a verdade, ela é sua irmã, mas também sua esposa.
No capitulo 21 acontece o nascimento de Isaque (Yitz’chak em hebraico) que significa riso, nome este dado porque Sara rio quando recebeu a noticia que engravidaria em idade avançada.
No versículo 11 vemos que Abraão fica triste não pela egípcia, mas sim por causa de seu filho Ismael, mostrando a fidelidade de Abraão para com Sara. Mas Deus o consola dizendo que Sara está certa e que seus descendentes serão contados a partir de Isaque e não de Ismael,mas, de Ismael também nascerá uma grande nação.
O ponto da questão, é que, hoje em dia brigam entre si Ismael (Árabes) e Isaque (Israel) pela antiga Terra de Canaã que hoje é chamada Israel. A bíblia afirma que esta Terra é de possessão de Abraão e seus descendentes e o versículo 12 afirma que a descendência de Abraão é contada a parti de Isaque e não de Ismael, em outras palavras Deus deu Terra a Israel e não aos Árabes.
Vemos na continuação deste capitulo que o Messias em espírito aparece a Hagar e promete a ela que de Ismael nascerá uma grande nação.
O capitulo 22 contem, em minha opinião, a história mais bonita do velho testamento: o sacrifício de Isaque. Como relatei nas parashot anteriores Abraão vivia na terra dos Caldeus, onde se adoravam vários deuses (ídolos). A crença em um desses deuses chamado Moloque exigia sacrifício de uma criança, encontramos varias passagens na bíblia em que pessoas sacrificavam seus primogênitos a ele (Esses sacrifícios também podem ser chamados de moleque, então cada vez que chamamos nossos filhos assim, estamos amaldiçoando, ou seja,entregando como sacrifício a Moloque). Abraão era acostumado com este tipo de sacrifício, pois, vivia no meio deles, então não exitou em sacrificar seu filho a Yahuh. Mas nos versículos 11 e 12 Yahushua em espírito (anjo do senhor) o interrompe, demonstrando a ele que não queria sacrifícios, mas, sim obediência. Depois desta prova feita a Abraão Yahuh através de Yahushua faz uma aliança com Abraão de que “por meio dos seus descendentes todas as nações da terra serão abençoadas” (Genesis 22:18).

Anderson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário