3 de nov. de 2012

Parashah 3 (Saia) Gênesis 12:1 – 17:27


Parashah 3

Nesta Parashah (porção) semanal da Torá falaremos da vida de Abraão. Dizem os contos judaicos que Terach, o pai de Abrão, quando habitava na terra de Ur dos Caldeus tinha uma profissão que lhe rendia muitos ganhos ($), era fabricante de Ídolos (Falsos Deuses).                                                                                                                           Abrão cresceu vendo seu pai construir e adorar estatuas. Em seu coração o Espírito de Deus já testificava que essa adoração era vã. Certa vez quando Abrão era moço, seu pai teve que viajar para comprar matéria prima para fabricação de ídolos de sua loja, e deixou Abrão cuidando da loja. Abrão observou que na loja havia vários ídolos diferentes uns dos outros, e percebeu que no final da loja havia um “deus” que segurava em sua mão um grande martelo. Abrão então quebrou todas as estatuas que estava na loja, exceto aquela que possuía um enorme martelo. Quando Terach chegou de viajem e viu a bagunça que seu filho tinha feito se irou e disse: “Como você pode fazer uma heresia desta? Quebrar todos os nossos deuses?” Então Abrão prontamente respondeu: “Não fui eu pai. Foi aquele que possui um martelo que se irou e quebrou todos os outros deuses.” No que seu pai respondeu: “Estás louco? Pensa que sou burro? São apenas estatuas, não podem andar, nem falar, tampouco atacar.” Então Abrão retrucou: “Ouça com seus ouvidos o que sua boca está falando. Se são apenas estatuas que não pode andar, falar e nem se mover; por que te prostas para adorá-las?”                        
Neste momento Deus estava preparando o coração de Abrão dando-lhe o conhecimento da verdade (Deut. 6:4).
Dizem ainda os Rabinos que certo dia quando Abrão saiu em uma jornada atravessou um longo deserto. No meio deste deserto ele encontrou um grande e magnífico Castelo, olhou para um lado, olhou para o outro e como não havia nada além do castelo ali, pensou: “Este castelo deve ter se construído sozinho.” Em seguida pensou novamente: “que pensamento tolo, uma obra desta com certeza precisou de no mínimo um arquiteto, um engenheiro e um construtor.” Então observou ao seu redor e observou toda a natureza em sua magnífica estrutura e elaboração. Este pensamento o levou a refletir sobre a criação do universo. Se um simples castelo precisa de um uma grande sabedoria para construí-lo, quanto mais o universo precisou de uma sabedoria excelente para construí-lo (Gênesis 1:1).
Após estas reflexos Deus (Yahuh) se comunicou com Abrão dizendo (testando-o): “ Sai da tua terra da tua parentela...” (Gênesis 12:1). Digo testando-o pois o pai de Abrão era extremamente rico. Na verdade Abrão foi submetido a 10 teste, para ser aprovado como pai de nossa fé:

Podemos até dizer que Deus não escolheu Abrão, mas Abrão escolheu Deus.

Abraão foi submetido a 10 provas, e de todas saiu triunfante, pois escolheu obedecer. A é sobre o exílio, quando Deus lhe disse (Gênesis 12:1): “ Sai da tua terra...” A foi a fome que encontrou na terra de Canaã quando chegou lá, e quando Deus lhe disse: “Eu te farei uma grande nação”. Está é uma grande tentação. E depois diz: “E havia fome na terra”. A foi o ato de violência dos egípcios, contra ele quando levaram Sara ao faraó. A foi sua guerra contra os quatro reis. A foi a aceitação de Hagar como esposa quando ele perdeu a esperança de ter filhos com Sara. A Foi a circuncisão que lhe foi ordenado a fazer em idade avançada. A foi o ato de violência por parte de rei Gerar, quando ele também levou Sara. A Foi o banimento de Hagar depois que ela lhe deu um filho. A foi o afastamento de seu filho Ismael, como Deus disse a ele (Gênesis 21:12): “Não te pareça áspero tratar assim o menino”. E previamente o versículo já nos revelou como foi difícil este assunto, dizendo: “Este falar foi duro para Abraão”, mas ele obedeceu às ordens de Deus e os baniu. A 10° foi amarrar Isaac para o sacrifício.           

Dizem os Eruditos que Yahuh não escolheu os Judeus, mas sim os Judeus escolheram Yahuh, pois o único povo que aceitou Seus 613 estatutos foi os Judeus. Antes, provavelmente Yahuh já havia tentado estabelecer sua aliança com outros povos.

***************************************************************************

No capitulo 13 de Gênesis vemos a prosperidade de Abrão e Lot, que por ser abundante, gera discussão entre seus pastores. Abrão demonstrando sua humildade permite que Lot escolha a melhor porção de terra (Gênesis 13:5-13).
No capitulo 14, na volta da matança dos reis, Abrão é abençoado por Malki-Tzedk. Quem é Malki-Tzedk? Malki-Tzedk era um sacerdote. Como sacerdote, se estes, só podiam ser da tribo de Levi, que ainda nem havia nascido? A Bíblia responde: Porque este Malki-Tzedk, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; “(Hebreus 7:1)  
“Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.” (Hebreus 7:3)
            Então vemos que este Malki-Tzedk não era um sacerdote aqui da terra, mas sim, um sacerdote celeste.
            É sabido que para ser considerado sacerdote nos tempos bíblicos era necessário ter nascido na tribo de Levi. Então porque Yahushua é sacerdote se ele é da tribo de Judá? Simples, a bíblia responde:
“Jurou o YAHUH e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Malki-Tzedk.O Senhor, à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira”. (Salmos 110:4-5)
“A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, onde Yahushua, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Malki-Tzedk.” 
(Hebreus 6:19-20)
            Yahushua é um Sacerdote maior do que os que já passaram pela terra, pois é considerado sacerdote celestial.
            No capítulo 15, Deus faz uma aliança com Abrão. Antigamente quando duas pessoas fossem firmar uma aliança, eles partiam animais ao meio e colocavam uma parte perante a outra, com espaço suficiente para ambos passarem por entre elas. Se uma das duas pessoas que firmarão a aliança não cumprisse seu papel, ou seja, quebrasse a aliança, esta que não cumpriu deveria ser partida ao meio como fora os animais. Então Yahuh exige animais para fazer esta aliança com Abrão (três vacas, uma cabra, um carneiro, uma pomba e um pombinho). Abrão partiu os animais e aguardou a presença de Deus. Como Deus tardava e ate mesmo as aves estavam pousando sobre as carcaças e Abrão as espantava, Abrão caiu no sono: “E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.
Naquele mesmo dia fez o YAHUH uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; 
  (Gênesis 15:17-18)
            Vemos que um forno de fumaça e uma tocha de fogo passaram entre as partes, ou seja, o Pai (Yahuh) e o Filho (Yahushua) passaram entre as partes e Abrão não. Isto quer dizer que mesmo que os homens quebrem uma aliança com Ele, Ele nunca quebrará conosco, pois Ele é soberano e extremamente justo.
Obs.: Note que passaram entre as partes duas pessoas (um forno de fumaça e uma tocha de fogo), o Pai e o Filho. Se como afirmam erroneamente os trinitarianos que são três deuses, porque então excluirão o terceiro? Não existem três deuses ou trindade, apenas um único Deus, Yahuh (Deut. 6:4), e um único Senhor e Salvador, Yahushua (1Cor 8:6).  
            No capítulo 17 Yahuh Muda o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão (pai de multidões) e o de Sarai (minha princesa ou Zombaria) para Sara (princesa).

Anderson ribeiro 

14 comentários:

  1. Porque 3 são os testificam no céu: o Pai ( DEUS PAI) , a Palavra ( o Filho - O VERBO) E o ESPÍRITO SANTO ( o Consolador) e estes 3 são 1. ( DEUS TRINO) I joão 5.17

    ResponderExcluir
  2. Nao há fumaça sem fogo e não há fogo sem alguém que o acenda. O forno de fumaça e a tocha de fogo São O pai e o filho de DEUS. o que acendeu esse fogo para se ver a fumaça - o Divino Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  3. Quem que escreveu esse conteúdo extra bíblico de que terá fabricava falsos ídolos? Queria saber o nome

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse relato é do Livro de Jasher, que é citado em Josué 10:13, e que não faz parte do canon bíblico.

      Excluir
  4. Qual foi a fonte usada para estudo dessa passagem sobre Abraão quebrar os idolos de seu pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse relato é do Livro de Jasher, que é citado em Josué 10:13, e que não faz parte do canon bíblico.

      Excluir
  5. Texto com erros de português graves...

    ResponderExcluir
  6. aff,deu pra entender não deu,esse povo reclama de tudo

    ResponderExcluir
  7. Fabulas que nem Deus inspirou para que fosse escrito e não tem sustentação nas escrituras então é somente fabulas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia nos diz que todo livro divinamente inspirado é bom para o conhecimento nós não podemos negar que a Bíblia foi inspirada na Torá e nós temos muito em comum com os judeus Então porque não acreditar nas escrições judaicas? Ou será que depois da morte de Cristo nunca mais ouvir profetas?

      Excluir
  8. Interessante as explicações... Um sábio uma vez disse que não devemos jogar fora a bacia com a água e o menino dentro mas sim separar aquilo que é bom.

    ResponderExcluir
  9. Um dia, um certo pastor convidado veio trazer uma palavra na minha ant8ga e extinta congregação. Era a segunda vez que ele pregava lá. Ele falou do nome de Deus e disse que o nome de Deus é Yahuh ( desculpe se escrevi errado). Ele explicou na Bíblia a importância do nome citando inúmeros versículos mas como era a primeira vez que ouvia sobre aquilo senti profundo temos e no meu íntimo orava pedindo que Deus confirmasse isso para mim. Sabia que não iria encontrar isso na Bíblia. Muito tempo se passou e muita coisa aconteceu. A congregação fechou porque não pagaram uma multa por barulho. Colocaram a culpa nos ensinos deste pastor. Eu me anjinha temente a Deus. E sempre que lembrava, reafirmada minha pergunta. Afinal se o meu criador tem um nome e justo que eu que sou filha conheça esse nome.. Hoje meu criador respondeu

    ResponderExcluir
  10. Onde consigo encontrar mais pessoas com essas direção de Deus aqui no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir